Voo Limpo Combustíveis 3º Congresso RBQAV reúne principais atores do setor de SAF do Brasil

3º Congresso RBQAV reúne principais atores do setor de SAF do Brasil

Organizado pela Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação, evento em Foz do Iguaçu debaterá os principais avanços dos combustíveis sustentáveis de aviação no país

3º Congresso RBQAV
3º Congresso RBQAV será realizado em Foz do Iguaçu. Foto: Shutterstock

A cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, receberá entre os dias 17 e 19 de junho o 3º Congresso da Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV). O objetivo do evento é reunir os principais atores envolvidos na pesquisa, produção e uso de combustíveis sustentáveis de aviação (SAF) por meio de mesas-redondas, cursos, apresentações de trabalhos técnico-científicos e visitas técnicas.

O congresso vem contribuindo para o desenvolvimento desse setor no Brasil ao estimular o crescimento e a inovação tecnológica, buscando impulsionar a indústria nacional de SAF. O evento, entretanto, não se limita ao contexto brasileiro, e discute também o setor internacional, com compartilhamento de experiências e conhecimentos de diferentes países.

Na programação estão previstas 11 mesas-redondas com palestrantes de diversos segmentos dos setores público e privado, com debates sobre o mercado de SAF, financiamento e incentivos, biomassas, rotas tecnológicas, certificação de combustíveis, regulação, tecnologias de e-fuels e hidrogênio verde, precificação, entre outros.

Entre os palestrantes, estão representantes da Airbus, Embraer, Azul, Gol, Latam, Honeywell, Aurum, RSB, Petrobras, Embrapa, Axens, GIZ, CIBiogás, Geo, ISI-ER, S&P Global, Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Ministério de Minas e Energia (MME), Finep, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outros.

Uma visita técnica à planta piloto do CIBiogás, dentro da área da usina de Itaipu, está na programação para os participantes. A planta, que será inaugurada oficialmente durante o evento, vai produzir bio-syncrude a partir de biogás. Além disso, será ministrado um curso sobre Avaliação de Ciclo de Vida de Combustíveis Sustentáveis de Aviação.

De acordo com a coordenadora da RBQAV, Amanda Gondim, o congresso terá mais de 40 palestrantes e 300 participantes, entre empresas, academia e governo. E o evento ocorre em um momento importante para o setor, já que o PL do Combustível do Futuro está próximo de ser votado no Senado – ele já foi aprovado na Câmara dos Deputados em março deste ano – e deverá ser um mecanismo importante para impulsionar o SAF no país.

“A expectativa para o evento é bastante positiva, especialmente considerando o contexto atual do setor de biocombustíveis no Brasil e o Projeto de Lei do Combustível do Futuro”, adianta Amanda. “O Combustível do Futuro é um importante marco regulatório para incentivar empresários a investirem no setor”, prossegue.

“A garantia da sustentabilidade é um ponto crucial para SAF, portanto é um ponto para avançarmos com certificações de matérias-primas garantem a sustentabilidade e a competitividade dos biocombustíveis no mercado global, aumentando a confiança dos investidores e consumidores”, complementa.

O 3º Congresso RBQAV é realizado pela Rede Brasileira de Bioquerosene e Hidrocarbonetos Sustentáveis para Aviação (RBQAV) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), CIBiogás e Metallum. Mais informações podem ser encontradas no site oficial do evento.

Veja abaixo a programação completa das mesas redondas:

18/6 – Terça-feira

8h15 – O Futuro dos Combustíveis de Aviação Sustentáveis: Caminhos para a Descarbonização da Aviação Civil Internacional
Amanda Gondim (UFRN), Rogério Benevides (Anac) e Renato Rabelo (Abear)

9h15 – Perspectivas e Desafios do Mercado de Combustíveis de Aviação Sustentáveis
André Defaveri (Honeywell), Gilberto Peralta (Airbus), José Mauro (Aurum), José Ricardo (MDIC) e Diego Ferrés (Ubrabio)

11h – Apoio ao Desenvolvimento de Combustíveis Sustentáveis de Aviação: Financiamento e Iniciativas e mecanismos de incentivos
Gustavo Ramos (MCTI), José Carlos Tigre (ANP), Bruno Camargo (Finep) e Rafael Menezes (MCTI)

14h – Agricultura Sustentável e Biocombustíveis de Aviação: Explorando o Potencial da Produção de Biomassa para SAF
Nataly Albuquerque (UFPB), Bruno Laviola (Embrapa), Priscila Costa (Crown Iron Works) e Julio Minelli (Aprobio)

15h – Caminhos para o Net Zero em 2050: Certificação e Book Claim para SAF no Brasil
André Tachard (Embraer), Lais Thomaz (UFG), Carolina Grassi (RSB) e Eduardo Calderon (Gol Linhas Aéreas)

16h30 – Produção de SAF: Rotas Tecnológicas Qualidade e Certificação
Osório Coelho (MCTI), Giovanni Fiori Tini (GEO), Donato Aranda (UFRJ) e Rodrigo Freitas (Innospec), Fabricio Campos (UFJF)

19/6 – Quarta-feira

8h15 – Inovação na Produção de SAF: Rotas Tecnológicas e Aplicações Industriais
Carlos Alberto Martinez (UFRN), Rodrigo Teixeira (Axens), Hélio Assis (ISI-Biomassa), Eduardo Souto (CNPEM) e Livia Nunes (UFRN)

9h30 – Desafios dos Combustíveis Marítimos: Evolução, Especificações e produção associada a do SAF
João Moneratt (UFRJ), Comandante Mathuiy (Marinha do Brasil), Antonio Prada (Petrobras) e Amanda Gondim (UFRN)

11h – Inovações na Produção de SAF: E-fuels e Hidrogênio Verde
Marcos Oliveira (GIZ), Christian Gonçalves Alonso (UFG), Christian Coronado (Unifei), Alessandra Freddo (CIBiogás) e Fabiola Carvalho (ISI-ER)

14h – Precificação de SAF e Diesel Renovável: Desafios e Oportunidades para o Setor Aéreo Brasileiro
Diogo Youssef (Azul Linhas Aéreas), Priscila Pinheiro (S&P Global), Ligia Sato (Latam) e Filipe Alvarez (Azul Linhas Aéreas)

15h15 – Construção de Políticas Públicas para SAF: Regulação e Perspectivas Nacionais
Amanda Gondim (UFRN), Marlon Arraes (MME) Daniel Maia (ANP) e Euler Lage (Casa Civil)

Sair da versão mobile