A Aena vai testar o transporte de passageiros que embarcarem e desembarcarem em posições remotas no aeroporto de Congonhas com um ônibus elétrico. O uso desse novo modelo é fruto de uma parceria com a Engie e com a Higer, fabricante do veículo.
Na parceria, a Engie fica responsável pelo planejamento e execução do projeto, viabilizando a transição dos veículos movidos a combustíveis de origem fóssil para veículos elétricos de fontes renováveis, por meio do investimento e da infraestrutura de carregamento da frota.
O ônibus Higer Azure A12BR é 100% elétrico, sem emissões de CO2 e com nível baixo de ruído. O objetivo é utilizar o veículo no transporte de passageiros dentro do aeroporto, substituindo os ônibus que utilizam combustível fóssil. O Azure A12BR tem autonomia de 270 quilômetros e é alimentado exclusivamente por baterias, com tempo de recarga de até 3 horas.
De acordo com o diretor de infraestrutura, operações e TI da Aena Brasil, Raul Moya, o objetivo da concessionária é “ter 100% da nossa frota de 25 ônibus com essa nova tecnologia em Congonhas.”