Voo Limpo Operação CCR vai instalar usinas solares em sete aeroportos no Brasil

CCR vai instalar usinas solares em sete aeroportos no Brasil

Área total de 750 mil metros quadrados será destinada para a instalação de aproximadamente 44 mil placas fotovoltaicas com capacidade para gerar 40 kilowatts de energia por ano

Usinas solares
Usinas solares devem gerar 40 kilowatts de energia por ano. Foto: Pixabay

A CCR Aeroportos assinou contrato com a Volteon e a Atuação Energia para a instalação de usinas solares nos terrenos dos aeroportos de Curitiba (PR), Joinville (SC), Bagé (RS), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS), Palmas (TO) e Petrolina (PE).

A concessionária informou que as obras estão previstas para começarem no primeiro semestre de 2024 e a expectativa é gerar 40 kilowatts de energia por ano a partir de 2025.

Serão 750 mil metros quadrados destinados às placas fotovoltaicas. Elas ficarão em áreas delimitadas para não prejudicar a operação dos aeroportos.

“Ao possibilitar o uso de áreas de sete aeroportos para o desenvolvimento de tecnologia sustentável, estamos falando sobre a convergência de dois setores tradicionalmente distintos – aviação e energia renovável. Essa abordagem, além de inovadora, demonstra uma resposta às demandas ambientais”, comenta a gerente executiva de Varejo da CCR Aeroportos, Monique Henriques.

De acordo com o engenheiro responsável das empresas Volteon e Atuação, Daiwydson Nascimento, serão “aproximadamente 6,3 mil painéis solares por aeroporto, totalizando aproximadamente 44 mil nas sete unidades.”

Sair da versão mobile