Voo Limpo Tecnologia Airbus abre novo centro de tecnologias de hidrogênio na Alemanha

Airbus abre novo centro de tecnologias de hidrogênio na Alemanha

Centro de Desenvolvimento ZEROe (ZEDC) fica na unidade de Stade e será responsável pela fabricação de tanques compostos de hidrogênio líquido (LH2)

Programa ZEROe da Airbus
Programa ZEROe da Airbus é baseado no uso de hidrogênio. Foto: Divulgação/Airbus

A Airbus abriu um Centro de Desenvolvimento ZEROe (ZEDC) de tecnologias de hidrogênio na unidade de Stade, na Alemanha. O centro acelerará o desenvolvimento de tecnologias de sistemas compostos de hidrogênio para armazenar e distribuir hidrogênio líquido criogênico.

Uma prioridade para o ZEDC de Stade é o desenvolvimento de sistemas de hidrogênio leves e competitivos em termos de custo (por exemplo, tanque de hidrogênio criogênico) em compósitos. O desenvolvimento da tecnologia abrangerá o produto e os recursos industriais, desde as peças, montagem e testes relacionados à fabricação dos tanques compostos de hidrogênio líquido (LH2). O desenvolvimento do tanque é coordenado com as outras entidades nacionais da Airbus.

O ZEDC em Stade é apoiado por financiamentos públicos e também será vinculado ao planejado Centro de Inovação e Tecnologia de Hidrogênio (ITZ) no Norte da Alemanha para realizar o potencial da tecnologia de hidrogênio e contribuir para a descarbonização do setor de aviação.

O centro também faz parte de uma rede de centros de desenvolvimento de tecnologias para descarbonizar o setor aeroespacial. Ele complementará as outras atividades das unidades da Airbus em Bremen (Alemanha), Nantes (França), Madri (Espanha) e Filton (Reino Unido) para colocar uma aeronave movida a hidrogênio no céu até 2035.

“O estabelecimento de um ZEDC relacionado a compósitos na Alemanha fortalece nossa presença em Pesquisa e Tecnologia no país e garante o envolvimento, desde o início, dos principais especialistas para apoiar nossa ambição de descarbonização. Além disso, o ZEDC se beneficiará do ecossistema mais amplo de pesquisa e desenvolvimento de compósitos, como o Composite Technology Center (CTC GmbH), da Airbus, o CFK NORD em Stade, bem como de outras sinergias das atividades espaciais e marítimas”, disse a diretora Técnica da Airbus, Sabine Klauke.

Sair da versão mobile