Brasileira Akaer fabricará fuselagem dianteira do D328eco

Deutsche Aircraft está desenvolvendo uma nova geração de turboélice que promete ser mais eficiente e compatível 100% com SAF, o combustível sustentável de aviação

A Akaer, empresa aeroespacial brasileira, foi selecionada pela alemã Deutsche Aircraft para fabricar a parte dianteira da fuselagem do D328eco, um turboélice de nova geração para 40 lugares destinado para a aviação regional.

Pelo acordo, a Akaer será responsável pela industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados. A primeira entrega da fuselagem está prevista para o final de 2025 e será produzida inicialmente nas instalações da empresa em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O D328eco é uma evolução do turboélice Dornier 328, mas com uma nova abordagem que promete tornar a aeronave mais eficiente do ponto de vista energético, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa. O avião também será compatível com 100% SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, e outras misturas de combustível.

O uso principal da aeronave será para o transporte de passageiros, com capacidade para 40 assentos, mas também poderá ser adaptado para outras funções, como operações militares, combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos.

“O D328eco representa um marco importante na aviação global, anunciando voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, fazer parte desse projeto significativo e desempenhar um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira é uma fonte de grande orgulho, solidificando ainda mais nossa posição como uma empresa de Tier 1”, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

“O compromisso e a experiência demonstrados pela Akaer durante todo o processo foram fundamentais para a nossa tomada de decisão. A Akaer é uma das principais empresas do setor aeroespacial brasileiro e é por isso que estamos entusiasmados em colaborar nesse projeto da fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco”, enfatizou o CEO da Deutsche Aircraft, Dave Jackson.

Com a parceria, a Deutsche Aircraft planeja entrar no mercado brasileiro com o D328eco. Segundo a empresa, a aeronave pode atender às demandas do país, pois está em linha com a vocação regional.

Voo LimpoTecnologiaBrasileira Akaer fabricará fuselagem dianteira do D328eco

Tópicos

Leia também