Voo Limpo Tecnologia Brasileira Akaer fabricará fuselagem dianteira do D328eco

Brasileira Akaer fabricará fuselagem dianteira do D328eco

Deutsche Aircraft está desenvolvendo uma nova geração de turboélice que promete ser mais eficiente e compatível 100% com SAF, o combustível sustentável de aviação

D328eco
Primeira fuselagem do D328eco será entregue em 2025. Foto: Divulgação/Deutsche Aircraft

A Akaer, empresa aeroespacial brasileira, foi selecionada pela alemã Deutsche Aircraft para fabricar a parte dianteira da fuselagem do D328eco, um turboélice de nova geração para 40 lugares destinado para a aviação regional.

Pelo acordo, a Akaer será responsável pela industrialização, ferramental, protótipo e estudos relacionados. A primeira entrega da fuselagem está prevista para o final de 2025 e será produzida inicialmente nas instalações da empresa em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

O D328eco é uma evolução do turboélice Dornier 328, mas com uma nova abordagem que promete tornar a aeronave mais eficiente do ponto de vista energético, reduzindo o consumo de combustível e as emissões de gases do efeito estufa. O avião também será compatível com 100% SAF, sigla em inglês para combustível sustentável de aviação, e outras misturas de combustível.

O uso principal da aeronave será para o transporte de passageiros, com capacidade para 40 assentos, mas também poderá ser adaptado para outras funções, como operações militares, combate a incêndios florestais e serviços aeromédicos.

“O D328eco representa um marco importante na aviação global, anunciando voos mais sustentáveis e eficientes. Para a Akaer, fazer parte desse projeto significativo e desempenhar um papel fundamental na produção da fuselagem dianteira é uma fonte de grande orgulho, solidificando ainda mais nossa posição como uma empresa de Tier 1”, afirmou o CEO da Akaer, Cesar Silva.

“O compromisso e a experiência demonstrados pela Akaer durante todo o processo foram fundamentais para a nossa tomada de decisão. A Akaer é uma das principais empresas do setor aeroespacial brasileiro e é por isso que estamos entusiasmados em colaborar nesse projeto da fuselagem dianteira, que é um marco no programa D328eco”, enfatizou o CEO da Deutsche Aircraft, Dave Jackson.

Com a parceria, a Deutsche Aircraft planeja entrar no mercado brasileiro com o D328eco. Segundo a empresa, a aeronave pode atender às demandas do país, pois está em linha com a vocação regional.

Sair da versão mobile