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Repsol vai usar tecnologia da Honeywell para produzir SAF

Processo Honeywell Ecofining vai converter cerca de 240 mil toneladas métricas de resíduos por ano para a produção de combustível sustentável de aviação e diesel renovável

Planta da Repsol em Puertollano
Planta da Repsol em Puertollano, Espanha. Foto: Divulgação/Repsol

A Repsol escolheu a Honeywell para produzir combustíveis renováveis, incluindo SAF (sigla em inglês para combustível sustentável de aviação), a partir de matérias-primas como óleo de cozinha usado e gordura animal residual nas instalações da companhia em Puertollano, Espanha.

A previsão é que esta planta irá atuar na conversão de aproximadamente 240 mil toneladas métricas por ano de resíduos/matérias-primas em SAF, diesel renovável e outros produtos, com o apoio da tecnologia Honeywell Ecofining.

O processo UOP Ecofining da Honeywell, desenvolvido em conjunto com a Eni SpA, pode converter óleos usados de origem vegetal, gorduras animais e outras matérias-primas residuais em diesel renovável e SAF.

A Honeywell agora oferece soluções em uma variedade de matérias-primas para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis, incluindo SAF. Além do Honeywell UOP Ecofining, o portfólio de combustíveis renováveis da Honeywell inclui a tecnologia Ethanol to Jet e o recentemente anunciado Honeywell UOP eFining, que converte hidrogênio verde e dióxido de carbono em combustíveis eletrônicos.

“Esta será a segunda fábrica da Repsol dedicada exclusivamente à produção de combustíveis 100% renováveis, o que nos permitirá liderar o mercado destes produtos na Península Ibérica, onde já temos mais de 20 postos de abastecimento, a fornecer gasóleo 100% renovável”, comentou a diretora de Combustíveis Renováveis da Repsol, Berta Cabello.

“O diesel renovável e o SAF podem reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa em comparação com o diesel convencional ou o combustível de aviação”, complementou o vice-presidente e gerente geral da Honeywell Sustainable Technology Solutions, Barry Glickman.

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