Voo Limpo Combustíveis LanzaJet e Jet Zero planejam construir refinaria de SAF na Austrália

LanzaJet e Jet Zero planejam construir refinaria de SAF na Austrália

Empresas assinaram um contrato de licença e engenharia para desenvolver unidade que usa o etanol para a produção de combustível sustentável de aviação

Refinaria de etanol
Tecnologia usa etanol para a produção de SAF. Foto: Shutterstock

A Jet Zero e a LanzaJet assinaram um acordo para o desenvolvimento do Projeto Ulysses, que prevê a construção de uma biorrefinaria para a produção de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) no estado de Queensland, na Austrália. A tecnologia empregada será a Alcohol-to-Jet (ATJ), a mesma da refinaria Freedom Pines Fuels da LanzaJet, inaugurada nos Estados Unidos em janeiro de 2024, que converte etanol para SAF e diesel renovável.

A expectativa é que a instalação australiana produza 102 milhões de litros de SAF por ano, o suficiente para atender os aeroportos de Cairns e Townsville no mesmo período somente com combustível sustentável de aviação. O estudo de viabilidade do Projeto Ulysses foi financiado pelo governo de Queensland — US$ 760.000 foram subsidiados pelo poder público. A Airbus e a Qantas são parceiras no projeto.

O governo australiano aposta que a refinaria ajudará o país a atingir as metas de redução de emissões de CO2, que apontam para 43% até 2030 e 100% até 2050, esta alinhada com as ambições globais do setor do transporte aéreo. Além disso, a previsão é de que a construção da unidade gere 1.000 empregos diretos. Quando estiver em operação, 100 empregos deverão ser criados, sem contar oportunidades em toda a cadeia produtiva.

“O norte de Queensland está em uma posição única para fornecer matéria-prima para esse projeto, além de estar próximo dos parceiros do setor que já estão investindo em nosso estado”, apontou o primeiro-ministro de Queensland, Steven Miles. “A vantagem da energia renovável de Queensland significa que podemos proteger e aumentar os empregos regionais em setores de alta tecnologia, como o de combustível de aviação sustentável”, completou.

“Estamos extremamente empolgados por termos firmado esses dois contratos importantes com a LanzaJet [licença e engenharia]. Eles não apenas permitem que o projeto avance para a Decisão Final de Investimento, mas, o que é mais importante, consolidam um relacionamento de longa data com um parceiro importante do projeto. Agradecemos à LanzaJet, juntamente com nossos parceiros de projeto Qantas e Airbus, por tornar isso possível”, comemorou o CEO da Jet Zero, Ed Mason.

“A realização de um trabalho de vanguarda exige parcerias, e estamos orgulhosos de nos unirmos à Jet Zero Australia, ao governo de Queensland, à Airbus e à Qantas para posicionar a Austrália como líder na região em combustíveis de aviação sustentáveis, com impacto direto na redução significativa das emissões de gases de efeito estufa, possibilitando a criação de empregos e preservando o meio ambiente da Austrália para as próximas gerações”, acrescentou o CEO da LanzaJet, Jimmy Samartzis.

Sair da versão mobile