Voo Limpo Tecnologia Azul Conecta fecha acordo para eletrificar aviões sub-regionais

Azul Conecta fecha acordo para eletrificar aviões sub-regionais

Empresa da Azul trabalhará com a Surf Air Mobility para incorporar motores elétricos à frota de aeronaves Cessna Grand Caravan

Cessna Grand Caravan da Azul Conecta
Cessna Grand Caravan da Azul Conecta receberá motores elétricos. Foto: Divulgação/Azul

A Azul Conecta, empresa sub-regional da Azul, informou que pretende atualizar a frota de 27 aeronaves Cessna Grand Caravan com motores totalmente elétricos da Surf Air Mobility, empresa norte-americana especializada em eletrificação do setor aéreo.

A tecnologia de trem de força totalmente elétrico de primeira geração tem como objetivo reduzir os custos operacionais diretos em até 50% e eliminar 100% das emissões diretas de CO2. Essas melhorias de desempenho, segundo a companhia aérea, podem ter impactos profundos na forma como a Azul Conecta opera sua malha aérea, inclusive com novas rotas.

A colaboração entre ambas as empresas visa atender às especificações técnicas e regulatórias, criando um caminho mais ágil e seguro para a certificação das operações com aeronaves elétricas no Brasil. 

“Estamos ansiosos para trabalhar em conjunto, projetando a tecnologia e integrando nossos motores elétricos de maneira otimizada em nossa frota. Acreditamos que, com esse acordo firmado, podemos acelerar o processo de certificação, garantindo uma introdução mais rápida e segura dessa tecnologia revolucionária no mercado, transformando positivamente o futuro do setor aéreo”, comentou o presidente da Azul Conecta, Flavio Costa.

“Estamos muito entusiasmados em trabalhar com a Azul para nos ajudar a projetar nossa tecnologia e definir como nossos motores elétricos podem ser melhor implantados dentro de uma malha regional existente para que os passageiros obtenham o máximo benefício possível. Com o apoio da Azul, acreditamos que poderemos acelerar ainda mais o processo de certificação e levar a tecnologia ao mercado com mais rapidez e segurança”, complementou o CEO da Surf Air Mobility, Stan Little.

A Azul divulgou plano de zerar as emissões de carbono até 2045.

Sair da versão mobile